O preconceito contra hanseníase é um grande problema para não só para portadores mais para medicina também, porque difícil o tratamento medico .Essa doença afeta principalmente a classe baixa renda , que infelizmente não tem acesso a uma estrutura de vida adequada e tem a aumentar o números de casos .
A região sudeste do brasil são os lugares onde tem epidemias da doença , mas a região do nordeste é aonde tem mais números de casos.
As pessoas geralmente tem vergonha de ir ao medico , por causa das manchas e também por ter que ficar isolado , as pessoas tem receio que possa sofre algum tipo de preconceito e mas a acaba correndo risco de passar para outras pessoas.
O instituto organização mundial da saúde que criou dia mundial de combate á hanseníase tem como finalidade de conscientizar sobre a doença e diminuir o preconceito, lembrando que hanseníase tem cura e importante seguir e no sistema único de saúde o tratamento é gratuito.
O brasil permanece em primeiro lugar no ranking mundial , onde em todo ano 30 mil pessoas são contamina pela doença em todo território nacional.
Foi criada lei onde os portadores da doença ,que são colocado em isolamento compulsório,tem direito á uma pensão e assistência medica pelo SUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário